sábado, 15 de fevereiro de 2014

Estácio, UVA e Fatec vão receber alunos da UniverCidade e da UGF - Galileo prepara entrega de documentos de transferência a universitários * Estácio, UVA e Faetec vão receber alunos de Gama Filho e UniverCidade - Cefet/RJ quer encampar a UGF e a UniverCidade -SINPRO-RIO - ASSEMBLEIA DO DIA 17 DE FEVEREIRO * ATENÇÃO - ALUNOS DA "UC" DE PUBLICIDADE * PARA OS ALUNOS DE "MARKETING" POSTADO NO BLOG DA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - NOTICIAS PARA OS ALUNOS - FACEBOOK - FIM DA GREVE DOS FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS * CINCO INSTITUIÇÕES DE ENSINO APRESENTARAM PROPOSTAS PARA RECEBER ALUNOS DA UGF E UC - 14/02/2014 ;UNIVERCIDADE: PRÓXIMA ASSEMBLEIA DIA 17/02, ÀS 15H, NO SINPRO-RIO - 10/02/2014;INFORMES SOBRE ABSORÇÃO DO CORPO DOCENTE EM OUTRAS IES, CURSOS TRANSFERIDOS, DETERMINAÇÃO DO MEC PARA FECHAR O SEMESTRE, AÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS.



Professores da UniverCidade: nova assembleia dia 24/02, 15h, no Sinpro-Rio

17/02/2014

Os professores da UniverCidade têm realizado assembleias semanais na Sede do Sinpro-Rio para acompanhar o desenrolar e decidir os rumos de ação da categoria em relação a toda a problemática do grupo Galileo.

Na assembleia desta segunda, dia 17, os professores foram informados que o presidente do Sindicato, professor Wanderley Quêdo, irá a Brasília, em reunião no MEC, na próxima quarta, dia 19. Os docentes aproveitaram e também tiraram dúvidas na assembleia.

O novo encontro está agendado para segunda-feira que vem, dia 24 de fevereiro, às 15h, novamente na Sede da entidade.

 ATENÇÃO AOS ALUNOS DE "PUBLICIDADE" DA UNIVERCIDADE




 
PODE SER QUE MELHORE A ENTREGA DOS DOCUMENTOS PARA OS ALUNOS.
 

 


SINPRO – RJ

1 - CINCO INSTITUIÇÕES DE ENSINO APRESENTARAM PROPOSTAS PARA RECEBER ALUNOS DA UGF E UC - 14/02/2014
 
 O Ministério da Educação divulgou em seu portal na última quinta-feira, dia 13 de fevereiro, que cinco Instituições de Ensino Superior apresentaram propostas para transferência assistida dos alunos da Universidade Gama Filho e da UniverCidade. São elas:

Faculdade de Medicina de Campos, Faculdade de Tecnologia Senac Rio (Fatec), Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (Unigranrio), Universidade Estácio de Sá (Unesa) e Universidade Veiga de Almeida (Uva).

Segundo a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação, o processamento das propostas já está em andamento, a fim de verificar o cumprimento dos itens dos editais relativos à habilitação das instituições. Os resultados serão publicados no Diário Oficial da União até 10 de março, e até 14 de março referente ao curso de Medicina da Gama Filho.


2 - UNIVERCIDADE: PRÓXIMA ASSEMBLEIA DIA 17/02, ÀS 15H, NO SINPRO-RIO - 10/02/2014
________________________________________
Na assembleia realizada na tarde desta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, na sede do Sindicato, os professores da UniverCidade foram informados que o presidente do Sinpro-Rio, Wanderley Quêdo, irá amanhã a Brasília para tratar de assuntos ligados à problemática do Grupo Galileo.
Uma nova assembleia será realizada no dia 17/02, segunda-feira, às 15h, na sede do Sinpro-Rio.
ADOCI
 
1 - RESULTADO DA ASSEMBLEIA DE 10/2
INFORMES SOBRE ABSORÇÃO DO CORPO DOCENTE EM OUTRAS IES, CURSOS TRANSFERIDOS, DETERMINAÇÃO DO MEC PARA FECHAR O SEMESTRE, AÇÕES INDIVIDUAIS 

PARA COBRANÇA DOS ATRASADOS

O resultado da Assembleia dos professores da UniverCidade, ocorrida no dia 10/2/2014 contou com a presença do presidente da Adoci, professor Sidnei Amaral, da diretoria da associação e do Sinpro- Rio, como dos professores da instituição descredenciada.

Preocupados com o rumo que irá tomar o destino dos professores em pauta, o presidente do Sinpro-Rio, professor Wanderley Quedo, irá à Brasília se reunir com o MEC hoje, (11/2) para discutir, entre outras questões, de que forma os professores serão incluídos no processo de transferência assistida e como resolver a situação dos financiamentos do FIES e Prouni para as IES que estão aceitando transferências voluntárias, já que algumas dessas IES (UCAM, Veiga, Sta Úrsula e FACHA, entre outras), não dispõem de vagas remanescentes e mostraram interesse em absorver alguns cursos oriundos da UC. 

São alternativas que o mercado está oferecendo em relação à transferência assistida, frente aos diversos encaminhamentos que estão acontecendo para adequação de currículos nessas instituições. 

Na Assembleia foi esclarecido que à medida em que os processos avançarem, será possível abrir vagas para absorção também dos nossos professores.

Foi comentado também, sobre o convite que o professor Sidnei Amaral recebeu da Unigranrio, para falar sobre as condições da instituição para uma possível transferência de alguns cursos da UC, assim como a disponibilidade e condição da instituição para absorver os cursos, alunos e professores. Porém, a instituição, embora tenha se mostrado interessada, não tem como manter bolsistas, devido à sua política de valores de mensalidade ser baixa. 

“A Unigranrio mostrou interesse, mas paga hora-aula de Caxias, o que significa redução salarial expressiva. A hora-aula da capital é mais alta, por força da convenção”.

Segundo informação do presidente da Adoci, na UCAM, houve grande aceitação dos cursos. “O curso de marketing já foi garantido pela diretoria. A absorção para os demais cursos, dependem do número de alunos interessados.Os cursos de Formação de Atores, Turismo, Desenho Industrial, Dança e Publicidade e Propaganda estão com matrículas abertas” informou.

Sobre a questão da transferência entre as IES, o presidente da ADOCI ressaltou que tem interferido nas negociações entre as IES e os coordenadores dos Cursos apenas com o objetivo de manter os postos de trabalho dos professores, se inteirando junto à instituição se haverá a absorção de todos os professores, se a instituição está em dia com o pagamento do corpo docente e se não haverá prejuízo para o aluno que se transferir, no sentido de absorver a grade curricular da UC. “A ADOCI não patrocina iniciativa de qualquer IES que queira absorver curso ou alunos, que fique bem claro. 

A perspectiva para o segundo semestre são melhores, mas nossos professores, sem receber, têm pressa” analisou Sidnei Amaral.

Foi comentado também que o MEC divulgou Ofício circular da SERES, endereçado ao Grupo Galileo, UGF e UC determinando a atualização dos dados do sistema acadêmico. Diz respeito ao processo de transferência de alunos, tomando providências para entrega dos históricos atualizados.A IES propôs um plano de ação. 

Dessa forma, o MEC quer que continuemos trabalhando, ainda atualizando notas, sem receber. Embora continuamente venhamos questionando a questão dos pagamentos atrasados dos professores. A UC manteve aulas. O MEC se preocupa em encerrar o semestre que foi levado a termo pela UC.

Sobre a questão da Declaração do Imposto de Renda, foi esclarecido que será preciso aguardar o prazo de liberação dos comprovantes de rendimento tendo como base que o pagamento dos atrasados não foi efetuado.

No que diz respeito ao vínculo empregatício, o jurídico indica aguardar o fim do prazo da tranferência assistida. Entretanto, podem ser ajuizadas ações individuais de cobrança de salários atrasados, assim como do FGTS, independente da ação coletiva. Foi ressaltado também que se atente para a questão de estarmos ainda de férias. Logo, nossas cargas horárias ainda são as do semestre 2013.2. “Isto será importante em futuras demandas trabalhistas” advertiu Amaral.

As últimas atitudes do Grupo Galileo foram a de propor ação contra o descredenciamento, e ação contra a família Gama Filho, a respeito do destino dos R$ 100 milhões investidos.

Quanto à federalização, tivemos notícia de que foi apoiada pelos reitores das universidades federais, mas ainda há ação pleiteando a federalização, ainda que a posição do MEC seja contrária.

A ADOCI aquarda agendamento para reuniões esta semana com a Veiga de Almeida, além do processo na UCAM estar caminhando.

6 comentários:

  1. Boa noite Professor Brasileiro. Por favor, pode confirmar e divulgar esta boa notícia ?

    http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/02/24/descredenciada-univercidade-divulga-calendario-de-entrega-de-documentos.htm

    ResponderExcluir
  2. Não vejo nenhuma medida destinada a garantir os direitos dos professores demitidos. Será que estão sendo tomadas "em segredo de injustiça"?!

    Entendo, hummm... eles, os demitidos, não fazem barulho. Esta bagunça começou já no governo FHC, passou por dois mandatos lulista e praticamente um dilmista para que alguma medida fosse tomada pelo Estado Brasileiro corrupto, apesar dos gritos de sofrimento, indignação e negação da cidadania.

    Escutei certo e infeliz cidadão dizer, há poucos dias, que se nós professores fossemos empresários agiríamos da mesma maneira que a Galileo (UniverCidade + UGF). Bem, indaguei ao cidadão ( ou não-cidadão) sobre o que fariam os donos da dita empresa se eles fossem trabalhadores da mesma. Bem, ainda não obtive resposta mas imagino ao menos o que este elementos fariam. Certamente nada fariam dentro da ética e "dos bons costumes".

    O Estado brasileiro esta seguindo na direção de qualquer ditadura. Está criando leis para disciplinar as manifestações populares. Em outras palavras dificultando qualquer excesso que seja fruto de uma indignação mais forte gerada pela incompetência, inoperância e corrupção estatal.

    Bem não sabem os mestres em negociatas que é perfeitamente possível através de uma manifestação popular fazer melar a Copa do Mundo, ou seria a Copa dos Imundos ( corruptos, covardes, cínicos, exploradores e etc), e a reeleição da Dilma e queimar o filme do Eduardo Paes Lama (aquele que fez com a Galileo acordo, no mínimo tenebroso, de reforma do Engenhão e do Cento Esportivo Miécimo da Silva, conforme constou no site da própria UniverCidade durante todo o ano de 2013. Ou será que incluía algum acordo para que a prefeitura do Rio realizasse bastante melhorias na imediações dos mais de um milhão de metros quadrados que a instituição afirmou possuir na zona oeste do Rio de Janeiro, mais precisamente entre os bairros da Barra da Tijuca e Santa Cruz).

    Se não pagam o que me devem, se o Estado não garantem meus direitos então eu posso assumir a condição que me impuseram e DEIXAR DE SER CIDADÃO. Enfim fazer o que considero mais justo e ABRIR MÃO DE TUDO O QUE É ÉTICO, LEGAL OU PERTENCENTE AO ROL DOS BONS COSTUMES , pois tenho certeza de que pelo menos no INFERNO VOU SER PERDOADO.

    Com o CÉU não me preocupo. O CÉU tem tanto representante corrupto aqui na terra, ou pelo menos que dizem representa-lo, que não faço questão nenhuma de ir para lá.

    Eah, Professor Brasileiro, 100 professores vão conseguir uma boquinha, não sei por quanto tempo, nas instituições credenciadas para receber os alunos em transferência. Os demais vão ter que se virar e ainda engolir, a seco, o calote nos seus direitos de "cidadão" ou esperar 514 anos pela execução de uma possível penhora bem sucedida.

    Na minha próxima encarnação vou me formar em "Ciências Jurídicas" pois o Direito me parece uma eterna brincadeira.


    Bem, cheguei a conclusão de que DIVERSÃO É MELHOR que compromisso com a "MERCADORIA EDUCAÇÃO".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo.

      Quanto aos demitidos, cada um deveria ter procurado um advogado. Eu mesmo estou com processo.

      Para receber, existem institutos jurídicos para isso, e decisões de tribunais quanto a desconsideração da personalidade jurídica na justiça do trabalho. Você deve saber. Penhorar bens da empresa não será suficiente.

      Esperar pelos outros não dá. Eu, como advogado estou providenciando algumas coisas.Não desanimes, pois temos que lutar contra essa impunidade.

      Solidarize conosco, e faça a sua parte. Se o professor foi demitido já tem processo?

      Infelizmente não houve nenhum movimento político para ajudar aos demitidos, e só nos resta pleitear as verbas rescisórias e reparação de danos.

      Abração e se precisar estarei aqui

      Excluir
    2. Bem se eles divulgaram no site da jornalista Cecília Bahia patrimônio de 1,6 bilhões e dívida de 900 milhões então o patrimônio da empresa é mais do que suficiente.

      Bem, tudo isto é mentira. Eles não divulgaram, foi apenas uma ilusão de ótica coletiva.

      Enquanto isso o Estado brasileiro assistia passivamente. Onde está o MP, a PF...São todos corruptos, preguiçosos..

      Foi necessário uma CPI e o descredenciamento para que a PF e o MP se movimentassem. Mas isto só vai chegar a algum lugar se descobrirem envolvimento de algum grande partido político e o procurador for ligado a algum partido adversário das próximas eleições.

      Vou atirar uma dúzia de ovos em cada político que passar por mim fazendo campanha nas próximas eleições, dependendo do meu estado de espírito atiro tb algumas pedras. Eles merecem! todos merecem!

      Aliás tem muito professor que tb merece!

      É uma ilusão achar que a justiça vai fazer alguma coisa.

      A justiça brasileiro é pior que o Ronald Lenvinsohn e todos os corruptos.

      Fico surpreso em saber que vcs da área jurídica não sabem que tem processos eternos na justiça brasileira. Engavetados eternamente pelos corruptos, preguiçosos ou cagões da justiça.

      E isto ocorre mesmo quando prédios desabam e matam pessoas que investiram tudo que tinham na aquisição da sua única moradia.

      Meu processo esta na justiça (com o sinpro) mas a "porra" caminha como uma tartaruga em marcha ré. e depois que o juiz determinou o pagamento mas eles não pagaram, aí parou de vez.

      Não tenho paciência com tanta incompetência do Estado. Minha vontade é de sair quebrando tudo. Depois vão vir estes babacas dizer que sou bandido. Bandidos são estes porcos que representam o Estado Brasileiro. Minha vontade é de não pagar mais um centavo de imposto para sustentar estes safados. Mas não dá para fugir de todos os tributos.

      Excluir
  3. A ADGF, esqueceu da finalidade para qual foi criada;( defender os docentes da UGF). Os mesmos estão entregues a própria sorte, enquanto ADGF se omite em cumprir o seu dever.

    ResponderExcluir

O BLOG É MODERADO.

TODOS SÃO BEM-VINDOS !

Professor Brasileiro